Programa Terceira Idade

Segundo dados do IBGE, a população mundial com mais de 65 anos tem crescido numa proporção muito maior que a jovem, e a expectativa média de vida do brasileiro deve chegar aos 80 anos nas próximas décadas.

Atualmente, observa-se uma mudança no perfil dessa faixa etária: eles estão envelhecendo com mais saúde, muitos continuam trabalhando e mantendo uma vida social ativa, inclusive participando de grupos e atividades de lazer.

Também nota-se mudanças no comportamento afetivo e sexual dessa geração: eles estão estabelecendo novas relações afetivas em função de viuvez ou separação. Vários estudos apontam que 70% de homens e mulheres desta faixa etária ainda mantém vida sexual ativa.

Esse novo perfil aproximou a terceira idade de questões de saúde das quais se consideravam distantes, como por exemplo a Aids. A ausência de campanhas e trabalhos voltados para a prevenção das DST/HIV/Aids/Hepatites com essa população tem acentuado a dificuldade do idoso perceber a sua vulnerabilidade em relação a essas doenças.

Sexo e Aids na terceira idade ainda representa um assunto tabu para a população em geral e também para os profissionais de saúde, que apresentam dificuldades em abordar essas questões em seus atendimentos, ou mesmo supor que essas doenças possam acometer as pessoas desta faixa etária.

Se estes temas não são incorporados, não se faz prevenção, não se oferece a testagem, não se realiza o diagnóstico precoce e muito menos o tratamento.

Atento a essa realidade, em junho de 2004 o Programa Municipal DST/Aids criou o programa de prevenção voltado às necessidades e especificidades dessa população, com os objetivos de implantar ações de prevenção em DST/HIV/Aids/Hepatites, criação de um banco de preservativo e formação de multiplicadores locais.

Estratégias:
1- Estabelecimento de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene e Secretaria Municipal de Assistência Social do Trabalho e dos Direitos da Cidadania para viabilização do trabalho de prevenção em DST/HIV/Aids/ Hepatite junto aos núcleos de terceira idade do município;

2- Elaboração e aplicação de pesquisa para levantamento do perfil dessa população;

3- Implantação das atividades em 3 núcleos, através de projeto piloto, ampliando-se progressivamente após avaliação para os demais;

4-Treinamento para formação de multiplicadores em DST/HIV/Aids/Hepatites para os coordenadores dos núcleos;

5 –Implantação do banco de preservativos acompanhado de ações de prevenção.

6 – Elaboração de material educativo específico para esta faixa etária.

Oficina de prevenção com bate-papo e informações sobre DST/Aids

Programa Terceira Idade

Coordenadora
Mônica Buissa

Endereço: Rua Ipiranga, 291 – Vila Esplanada
CEP: 15025-520 – São José do Rio Preto - SP
Fone: 17 – 3231 8335 ou 17 – 3234 3393