O que é Advocacy?

Você sabe o que é aAvocacy? Já ouviu falar? Quando pensa nisso o que vem a sua cabeça?  Tem a ver com advocacia? Direitos? É lobby? O que isso tem a ver comigo?

Advocacy é um termo em inglês ainda sem tradução para a língua portuguesa que indica ações de pessoas ou de um grupo que busca a solução de um problema ou aprimoramento de uma política pública.

Para o GADA, ADVOCACY é a arte de investigar e diagnosticar problemas enfrentados pelas populações vulneráveis e propor soluções sustentáveis e responsáveis, e, através de meios legais e éticos, desenvolver ações políticas, estrategicamente planejadas, para sensibilizar e influenciar os tomadores de decisão a promoverem as transformações necessárias.

As estratégias de Advocacy podem envolver lobbying, marketing social, mobilização, comunicação e outras táticas.

Como fazemos Advocacy no GADA?

A instituição sempre que identifica problemas coletivos ou oportunidade de aprimorar as políticas públicas, entramos em ação, investigamos, levantamos dados, mapeamos, discutimos táticas e estratégias para ajudar na melhor solução e superação dos problemas. Tais como: Acesso aos insumos de saúde; Acesso as ações de prevenção; Acesso ao diagnóstico; Acesso ao tratamento; Acesso aos Direitos Socioeconômicos; Acesso aos Direitos Humanos; Articulação e acompanhamento de políticas públicas no executivo, legislativo e judiciário, Visibilidade e combate as violações de Direitos Humanos; entre outras ações.

Alguns exemplos de Advocacy em políticas públicas, articulação para implantação do Ambulatório Municipal de Hepatites Virais, Ambulatório Municipal de IST, Ambulatório Municipal de Saúde TT (Travestis e Transexuais), Unidade Itinerante de Redução de Danos, entre outras.

Add Comment