Skip links

Obtenção de medicamento garante qualidade de vida a paciente de 93 anos

A qualidade de vida de Paulo Necchi, de 93 anos, com fibrose  pulmonar idiopática, doença rara e degenerativa, depende de um medicamento comercialmente conhecido como Ofev, com custo estimado em R$ 20 mil mensais, e não é oferecido pelo SUS. O medicamento desacelera a velocidade da progressão da doença.

Há cerca de dois anos o departamento jurídico do GADA, entrou com uma ação contra o Estado, para fornecimento do medicamento, com ganho de causa para o paciente, que vem recebendo a medicação desde então. “Percebemos uma melhora significativa na respiração, fortalecimento do corpo físico no geral, desde que meu pai passou a fazer uso diário do Ofev”. A qualidade de vida não só do meu pai melhorou, mas de toda a família. Que bom seria se toda a população pudesse ter acesso de forma integral à saúde, explica a filha Dirce Necchi.

A fibrose pulmonar idiopática é uma doença que não tem cura, e suas causas ainda são desconhecidas. O medicamento obtido por meio judicial pelo departamento jurídico do GADA, representa uma esperança para família Necchi. Os advogados da entidade prestam atendimento gratuito, e com agendamento antecipado, para toda a comunidade na obtenção de remédios e procedimentos atrelados à saúde integral.