Home » Destaque

Campanha do GADA busca estimular diagnóstico do câncer colorretal

31 julho 2017 53 visitas Nenhum Comentário

Terceiro tipo de câncer com maior incidência no Brasil, o câncer do intestino grosso, também chamado de câncer de cólon e de reto ou câncer colorretal, é uma doença que atinge homens e mulheres principalmente após os 50 anos. A notícia boa é que 90% dos casos são tratados e curados quando diagnosticados precocemente.

Por conta disso, o GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Aorp (Associação dos Ostomizados de Rio Preto e Região), realiza em São José do Rio Preto, durante o mês de agosto, uma campanha para estimular o diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Por meio de materiais educativos e ações de sensibilização na comunidade, a campanha visa estimular pessoas com mais de 50 anos a agendar consulta médica na rede municipal de saúde, para realização do exame de diagnóstico da doença.

“O exame poderá ser realizado nos meses posteriores ao da campanha. No entanto, é importante que a população com mais de 50 anos faça o agendamento da consulta médica durante este mês de agosto”, destaca Júlio Caetano, do GADA, que coordena a campanha ao lado da diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Diene Trajano.

Ao longo da campanha, serão realizadas blitzes em serviços da rede municipal de saúde para a distribuição de material educativo. O Popupatempo também é um ponto de distribuição de material educativo da campanha de diagnóstico do câncer colorretal.

Outra ação da campanha é a exposição Intestinão, que será realizada no Riopreto Shopping Center entre os dias 23 e 26 de agosto. Trata-se de uma estrutura que reproduz um intestino, uma espécie de túnel com 20 metros de comprimento e 2,5 m de largura em que as pessoas terão a oportunidade de ver reproduções de pólipos e assistir a vídeos sobre câncer de intestino. Ao final da visita, ainda receberão informações e orientações de profissionais da saúde.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Deixe sua resposta!

Adicione o seu comentário abaixo. Você pode enviar via trackback através do seu site, ou também pode subscrever o comentário via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Sem spam.