Home » Arte Para Todos, Notícias, Projeto Arte Para Todos

CASA Batatais realiza 1ª Semana de Arte

2 maio 2016 808 visitas Nenhum Comentário

A Semana de Arte no CASA Batatais, realizada entre os dias 28 de março e 01 de abril deste ano e organizada pelo Arte Educador do GADA Fábio Ventura, teve entre seus objetivos, promover o encontro entre artistas de diferentes linguagens. Encontro este, que ocorreu em sentidos inesperados e contemplou a todos os setores do centro.

O projeto ofereceu oficinas de artes plásticas com técnicas de pintura em carvão vegetal com o artista local Aparecido Diani, histórias em quadrinhos com o cartunista Tarso Eric e grafite com o artista de rua Pedro José de Sousa. Nos momentos voltados para a arte teatral houve a participação da Cia Teatral Atua de Ribeirão Preto com a apresentação do espetáculo “Palhaça Sola” e também a apresentação do ator André Cruz com a esquete “Improvisações com Macaxeira”.

O evento abriu espaço para a servidora Lilian Carla Rodrigues, fazer uma exposição de seu trabalho em Mangá, e proporcionar uma oficina de origami com os adolescentes. Os artistas Aparecido Diani, Lilian Carla, Pedro José e Tarso Eric fizeram suas oficinas de forma voluntária.

“Esta semana foi uma experiência diferente para nós nesse ambiente” concluiu o adolescente P. Durante a semana diversos setores do centro se uniram. “Esta semana não seria tão rica se não houvesse a participação de setores internos e externos a fundação, fico feliz em ver que a arte proporcionou este encontro mágico” disse o arte-educador Fábio Ventura.

A semana teve o apoio do GADA , organização responsável pelas oficinas de arte e cultura através do Projeto Arte Para Todos no centro pertencente a Divisão Regional Norte da Fundação, da GAC (Gerência de Arte e Cultura da Fundação), Secretaria de Cultura de Batatais e do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e principalmente o apoio do diretor do CASA-Batatais Luciano Fraga, a coordenadora pedagógica Cristiane, a referente de arte e cultura Amanda e a servidora Lilian Carla os coordenadores de equipe Danilo, Marcos, Osmar e Gleiser. Sobre a semana de arte os adolescentes ressaltaram:

“Gostei muito da aula de pintura em carvão vegetal do senhor Diani. Nunca fiz uma aula igual a essa, foi uma pintura com uns efeitos muito bonitos, eu aprendi muitas coisas, que nunca tinha passado na minha mente. O senhor Diani me inspirou a aprender mais sobre a arte plástica” M.P.

“…com a história do palhaço Macaxeira eu aprendi que não precisa ter dinheiro para ser feliz.” G.R.

“Achei interessante a exposição das nossas obras, pois valorizou a arte produzida nas oficinas.” J.C.

“Tive a oportunidade de aprende o que é o grafite e ele faz as pessoas pensar através de um desenho, as pessoas compreendem e começam a entender melhor essa cultura” G.C.F.
“O que foi feito lá na quadra foi um grafite muito bem trabalhado, que deu outra cara no ambiente (…) as aulas em quadrinhos foram muito divertidas, os alunos se dedicaram para aprender, nós podíamos expressar o que estávamos pensando.” K.

“O palhaço Macaxeira trouxe muita alegria que fez muita gente rir com suas palhaçadas, minha mãe gostou muito.” V.J.P.

Com o apoio da equipe psicossocial do centro, alguns pais assistiram as apresentações de Teatro, assim como a exposição das obras produzidas pelos adolescentes que ficaram expostas durante a visitação da família.

A atriz Cinthia Vendrúsculo disse aos adolescentes: “Tudo o que está sendo feito é por vocês, acreditamos que a arte transforma as pessoas”. Contudo, concluo: O principal objetivo da semana de arte realizada no centro era promover o encontro por meio da arte, e isso fez-se através de sorrisos, olhares, abraços, lágrimas e mãos sujas de tinta. Foi um momento único e faço minha as palavras da pedagoga Eveline “nunca presenciei um momento tão mágico aqui neste centro”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Deixe sua resposta!

Adicione o seu comentário abaixo. Você pode enviar via trackback através do seu site, ou também pode subscrever o comentário via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Sem spam.