Home » Cultura e Diversidade, Destaque, Notícias, Núcleo de Atendimento Jurídico, Programa de Prevenção em DST/Aids e Hepatites Virais ao segmento LGBT, Programas de Prevenção em HIV/Aids e Hepatites Virais, Serviços, Unidade Móvel de Prevenção em DST/Aids e Hepatites Virais

#RioPretoSemHomofobia – GADA convoca a cidade para combater a homofobia

19 abril 2016 653 visitas Nenhum Comentário

#RioPretoSemHomofobia. É por meio dessa hashtag que o GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais) e a Secretaria Municipal de Saúde vão comemorar o respeito à diversidade sexual em São José do Rio Preto ao longo do mês de maio. Trata-se da campanha referente ao Dia Internacional de Combate à Homofobia e Transfobia, data lembrada no dia 17 de maio.

O GADA busca estimular as pessoas a compartilharem nas redes sociais mensagens e imagens valorizando o respeito às diferentes formas de orientação sexual e identidade de gênero, utilizando a hashtag #RioPretoSemHomofobia.

Voluntários da campanha vão fazer visitas de sensibilização às autoridades locais e percorrer pontos estratégicos com ‘tags’ que trazem frases de combate à homofobia e transfobia, para que as pessoas possam utilizá-las em suas publicações nas redes sociais.

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com Saúde (CID), da ONU (Organização das Nações Unidas). De lá pra cá, a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) celebrou inúmeras conquistas sociais, que contribuíram para minimizar o preconceito e a discriminação.

No entanto, ainda falta muito para uma sociedade que conviva pacificamente com a diversidade sexual. E, por isso, 17 de maio foi a data escolhida para o Dia Internacional de Combate à Homofobia e Transfobia, mobilizando comunidades em todo o mundo para o fim da violência e dos crimes motivados pelo preconceito e intolerância sobre orientação sexual ou identidade de gênero.

Centro de Referência LGBT
Em Rio Preto, o GADA mantém o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT, que oferece gratuitamente apoio social, jurídico e psicológico para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e seus parceiros e familiares.

Qualquer pessoa da comunidade LGBT que tenha sofrido algum tipo de violência ou discriminação motivada pelo preconceito sobre orientação sexual ou identidade de gênero pode procurar o GADA para impedir que essa prática continue na sociedade. Todo atendimento é gratuito e o agendamento é feito por telefone.

O Centro de Referência LGBT também oferece apoio social e psicológico, assessoria jurídica para a garantia de direitos na Justiça e intermediação de conflitos. O GADA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (17) 3234-6296.

GADA – Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais
www.gada.org.br
www.facebook.com/GadaONG
#RioPretoSemHomofobia

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Deixe sua resposta!

Adicione o seu comentário abaixo. Você pode enviar via trackback através do seu site, ou também pode subscrever o comentário via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Sem spam.