Home » Prefeitura de São José do Rio Preto

Prefeitura de São José do Rio Preto

Uma das principais ações do GADA é feita através de convênio com a Prefeitura de São José do Rio Preto, representada pela Secretaria Municipal de Saúde. O presente convênio tem por objetivo o desenvolvimento de projetos de prevenção às DST/Aids em populações específicas, bem como prestar assistência e assessoria jurídica na área de saúde e à população em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Isso com a finalidade de promoção do exercício dos direitos do homem e do cidadão, bem como a proteção e promoção da saúde e da família, através do amplo acesso ao Poder Judiciário em caso de violação de direitos individuais ou coletivos.

Programa Municipal DST/Aids

Implantado em 1995, o Programa Municipal (PM) DST/Aids, tem como objetivo reduzir o índice de infecção do HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) junto às populações mais vulneráveis em São José do Rio Preto. Outras metas são: o resgate da cidadania, humanização no atendimento, diagnóstico precoce para HIV, sífilis, hepatites e acompanhamento ao paciente de HIV/Aids ao longo de sua doença, dando apoio multiprofissional. Ao longo de onze anos, o Programa implantou e implementou ações na perspectiva da integralidade, isto é, vem desenvolvendo ações de prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos.

O PM DST/Aids está dividido em departamento de prevenção, serviços, assistência, vigilância epidemiológica e administrativo. Na área de prevenção, vários programas de prevenção são desenvolvidos em parceria com o GADA – Grupo de Amparo ao Doente de Aids. Nos serviços citamos o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – CTA/COAS. Na assistência temos o Serviço de Assistência Especializada – SAE e o Centro de Atenção Psicosocial – CAPS.

Serviço de Assistência Especializada – SAE

Considerado um “serviço modelo” no atendimento e assistência às pessoas portadoras do HIV e doentes de Aids em São José do Rio Preto, o Serviço de Assistência Especializada, SAE, foi inaugurado em dezembro de 1995. A equipe de profissionais do SAE trabalha com o objetivo de acompanhar tanto o portador do HIV e doente de Aids, por meio do atendimento multidisciplinar composto por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, farmacêutica, psicóloga, assistente social e educadores em saúde.

O SAE prima por um atendimento ágil, que facilita o encaminhamento do paciente às outras especialidades na rede pública de saúde, além de fazer o levantamento epidemiológico local.

 Principais atividades do SAE:-Atendimento médico clínico-geral, proctologista e infectologista; diagnóstico, tratamento e acompanhamento;

-Atendimento ginecológico para mulheres; acompanhamento do pré-natal e tratamento de gestantes soro-positivas;

-Atendimento psicológico, social e educacional ao doente de Aids;

-Atendimento farmacêutico por meio do fornecimento de medicamentos e orientações específicas;

-Atendimento pediátrico à criança e adolescente doente de Aids;

-Suporte de enfermagem por meio do serviço de ADT (Atendimento Domiciliar Terapêutico);

-Serviço de ambulância;

-Acompanhamento de co-infecção (tuberculose e HIV/Aids, hepatites virais e HIV/Aids)

Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – CTA/COASO Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – CTA/COAS, é uma unidade de saúde de São José do Rio Preto, e tem como objetivo reduzir o índice de infecção pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV/Aids. É no CTA/COAS que a população pode procurar informações sobre DST/HIV/Aids e fazer testes anti-HIV, sífilis e hepatite B e C. Uma das peculiariedades deste serviço é o sigilo absoluto, ou seja, a confidencialidade de quem o procura. A unidade disponibiliza acolhimento profissional humanizado e a testagem é feita por um sistema de senha, na qual o usuário não precisa se identificar.

Para efetuar o teste, todos passam por uma sessão de aconselhamento antes de colher o sangue, e o mesmo é feito antes do usuário ter conhecimento dos resultados do exame. Isto é conhecido tecnicamente como aconselhamento pré e pós-teste. Nessas sessões são passadas orientações sobre as formas de transmissão do HIV e de outras DST; formas de prevenção; uso correto do preservativo masculino e feminino, bem como a distribuição dos mesmos.

Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – CTA/COAS
Endereço:
Rua Ipiranga, 291
Vila Esplanada
Fone: 17 – 3231-9939
CEP: 25025-520
Endereço:
Rua Ipiranga, 291
Vila Esplanada
Fone: 17 – 3231-8335 ou 3234-3393
CEP: 15025-520

 Programa Municipal DST/Aids

Prefeitura Municipal
Endereço:
Av. Alberto Andaló, 3030 – Centro
CEP: 15015-000
Fone:  17 – 3203 1100
Acesse o site da prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br

Deixe sua resposta!

Adicione o seu comentário abaixo. Você pode enviar via trackback através do seu site, ou também pode subscrever o comentário via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Sem spam.